svg verde claro
Efeito Vetor Noticias
- Publicado em 04/03/2020 ás 10:51
Fonte: Asscom COOGAVEPE
Em Brasília, vice-presidente apresenta pleitos a senador
Na manhã desta quarta-feira (04), ele esteve em audiência no Senado Federal com o parlamentar mato-grossense

Depois de eleito no último domingo (01/03), o vice-presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE), Marco Antônio Reis (Brabinho), vem cumprindo agendas na capital do país – Brasília.
Na manhã desta quarta-feira (04), ele esteve em audiência no Senado Federal com o parlamentar mato-grossense, Jayme Campos (DEM). Brabinho acompanhou a comitiva do deputado estadual Dilmar Dal Bosco e do Líder Democrata na Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha).
Na oportunidade, o representante da COOGAVEPE, tratou de assuntos pertinentes ao fortalecimento do setor produtivo mineral, em especial nos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena, região de abrangência da cooperativa de garimpeiros.
Dentre as solicitações estão o estreitamento do relacionamento institucional, parcerias e cooperações técnicas entre a Agência Nacional de Mineração (ANM), Companhia de Mineração de Mato Grosso (METAMAT), Prefeituras Municipais e a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, afim de otimizar e promover o planejamento, desburocratização e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais por meio do desenvolvimento de pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral.
“Nossa cooperativa é uma referência nacional em organização e legalização, e se obtivermos uma parceria maior com a ANM poderemos otimizar todo processo de legalização da extração de ouro dentro dos preceitos da legislação ambiental, ou seja, trabalhando planejadamente e fiscalizando o exercício das atividades de mineração em todo o território mato-grossense, e principalmente desenvolvendo de forma efetiva o projeto de recuperação das áreas degradadas, dando a elas uma nova função na fonte de renda dos garimpeiros, quer seja através do reflorestamento, piscicultura, fruticultura ou pastagens”, explicou o vice-presidente.
Está no plano de metas da gestão 2020-2022 a reestruturação do viveiro municipal de mudas. Neste contexto foi pleiteado junto ao senador Jayme Campos a possibilidade de destinar recursos federais para melhoria da infraestrutura, aquisição de ferramentas, maquinários, sistema de irrigação, montagem de banco de sementes, insumos e produção de mudas nativas, exóticas e frutíferas.
“Nosso intuito não é apenas atender ao garimpeiro no momento de realizar seu PRAD e obrigatoriamente recuperar a capacidade produtiva do solo, mas de auxiliar os pequenos produtores rurais através da doação de mudas para formação de seus pomares, reflorestamento das nascentes de água, arborização de sua propriedade, além de atender as demandas públicas”, justificou.
Também foi reforçado o pedido ao senador Democrata para disponibilização de uma máquina PC para que a COOGAVEPE, em parceria com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, possam incentivar e transformar as antigas cavas de garimpo em tanques de piscicultura e abertura de reservatórios de água para fins de irrigação na cadeia produtiva de fruticultura.
“O senador Jayme Campos foi muito receptivo as nossas demandas e deverá abrir uma agenda de visitação à sede da COOGAVEPE, frentes de Lavra Garimpeira, Projetos de Reflorestamento, Piscicultura, Fruticultura, Áreas Degradadas transformadas em Pastagens, Plantas de Mineração, Industrias do Ramo Mineral, Oficina de Lapidação, entre outras ações da instituição. Estamos certos de que iremos colher num breve espaço de tempo os resultados positivos deste encontro aqui em Brasília”, destacou Brabinho.
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco e o vereador Paulistinha foram os principais interlocutores para o agendamento da audiência e avalizaram todas as reivindicações formalizadas pela Cooperativa de Garimpeiros. Ambos fazem parte do quadro de mais de 5.600 cooperados da COOGAVEPE.
Fonte: Edeir Júnior – Asscom COOGAVEPE
Ver mais notícias
Ver mais notícias

05 de Setembro de 2025
Geral
Juramento da Bandeira em Peixoto de Azevedo

04 de Setembro de 2025
Geral
Coogavepe realizou a doação de 28 chapéus para a Escola Dom Helder

03 de Setembro de 2025
Geral
Moção de Aplausos à Coogavepe pelo Projeto Unidos pelo Rio
