Seção de atalhos e links de acessibilidade

Notícias

09/05/2024 ás 07:34:00

Modelo de gestão da Coogavepe inspira estudo da UFV sobre cooperativas garimpeiras

A Coogavepe é uma cooperativa de garimpeiros que atua na região do Vale do Rio Peixoto, em Mato Grosso.

Foto - Modelo de gestão da Coogavepe inspira estudo da UFV sobre cooperativas garimpeiras


Foto por :Visita

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), recebeu a visita de pesquisadores e professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da cooperativa, suas atuações e os modelos de gestão que a tornam um exemplo de eficiência no ramo mineral.

 

A comitiva da UFV era composta por: Rayssa Oliveira, pesquisadora e graduada em geografia, Samuel Soares da Silva, doutorando em administração e Alan Ferreira de Freitas, professor do departamento de administração e contabilidade.

 

Durante a visita, os pesquisadores entrevistaram o presidente da cooperativa, Gilson Camboim, e também visitaram uma área de extração mineral em Matupá, na região do Vale do Peixoto, o que permitiu que os visitantes observassem de perto a gestão, organização, planejamento, inovações tecnológicas, legalização e cumprimento de responsabilidades ambientais pós extração de ouro.

 

O estudo da UFV, faz parte de um projeto que vai percorrer as regiões garimpeiras do Brasil para conhecer os modelos de gestão eficiente das cooperativas do ramo mineral. A pesquisa é financiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que tem à frente a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

Sobre a Coogavepe

 

A Coogavepe é uma cooperativa de garimpeiros que atua na região do Vale do Rio Peixoto, em Mato Grosso. Com cerca de 7 mil cooperados a cooperativa responde por cerca de 4% da produção nacional de ouro.

 

A Coogavepe é referência para outras cooperativas garimpeiras do Brasil e tem sido elogiada por seu modelo de gestão eficiente e sustentável.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Escrito por: Assessoria de Imprensa


Palavras-chave

Visita