svg verde claro
Efeito Vetor Noticias
- Publicado em 03/09/2021 ás 10:52
- Atualizado em 03/09/2021 ás 13:08
Fonte: Assessoria
Presidente da COOGAVEPE se reuni com parlamentares e Diretores da ANM, Agência Nacional de Mineração, em Brasília
A presidente sensibilizou o diretor dizendo da importância desse processo no que dependem, direta e indiretamente, centenas de famílias de cooperados que aguardam a emissão das licenças

Legenda: Visita ao Gabinete da Deputada Janaína Riva
Foto por: Assessoria
A presidente da COOGAVEPE, Solange Barbosa, o diretor técnico e geólogo, Emílio Miguel juntamente com o conselheiro fiscal, Anderson Figueiredo estiveram em viagem à Brasília e Cuiabá onde cumpriram agendas com parlamentares e na ANM nacional.
Solange Barbosa avaliou como muito produtiva a viagem e a ótima receptividade que tiveram. Em Brasília foram recebidos no gabinete do Senador Carlos Fávaro onde apresentaram à sua assessoria jurídica dados e informações da COOGAVEPE e protocolaram documento solicitando a interveniência do Senador, junto à ANM no sentido de otimizar a publicação de 20 (vinte) processos de Permissão de Lavra Garimpeira – PGL que já foram despachados da Superintendência Regional de Cuiabá à Brasília, somente aguardando publicação.
O diretor técnico, Emílio, explicou à assessoria do Senador que estes processos já possuem licenças prévia e de instalação emitidas, aguardando apenas a publicação da PLG para que o órgão ambiental – SEMA/MT possa emitir a licença de operação, daí a urgência e necessidade de otimizar a publicação.
Na sequência, a comitiva da COOGAVEPE foi recebida na ANM pelos diretores Guilherme Santana e Ronaldo Jorge. Guilherme, que já é conhecedor da região de Peixoto de Azevedo, informou que uma força tarefa está sendo organizada naquele órgão com o intuito de desobstruir a pauta de processos que estavam paradas e prometeu que dentro em breve todas essas demandas serão sanadas com as devidas publicações.
A presidente sensibilizou o diretor dizendo da importância desse processo no que dependem, direta e indiretamente, centenas de famílias de cooperados que aguardam a emissão das licenças de operação para exercerem suas atividades de mineração de pequena escala com segurança e tranquilidade.
Expôs números e dados que a MAPE – Mineração Artesanal de Pequena Escala, representa para esta região onde a cooperativa, através da legalização do garimpo onde, só em Peixoto de Azevedo foi responsável pelo incremento de recursos, através da arrecadação dos impostos de CEFEM e IOF, de mais de 15 milhões aos cofres municipais em 2020 e este ano, só no primeiro semestre, já passam de 7 milhões. Além de movimentar cerca de 70% da economia local, de forma direta e indireta. A COOGAVEPE é a maior cooperativa do estado de Mato Grosso em número de filiados, com mais de 6 mil cooperados, atualmente.
Em Cuiabá, a agenda foi com a deputada estadual Janaína Riva.
“A comitiva da COOGAVEPE, foi bem recebida pela deputada e sua assessoria”, disse a presidente.
Para a deputada, a demanda apresentada foi de apoio junto à SEMA. Solange colocou à deputada que, devido a falta de servidores no setor de análise de processos, para a emissão das licenças ambientais, os prazos não tem sido cumpridos, retardando a emissão das licenças. Esta demora tem impactado diretamente na vida de centenas de famílias de cooperados, que passam por dificuldades na espera do documento que lhes dão garantia do exercício da atividade de mineração de forma legalizada.
A deputada Janaína ficou surpresa em conhecer as informações da COOGAVEPE e ao saber que a presidente é uma mulher, o que classificou com de grande coragem ao exercer um cargo dessa magnitude num universo praticamente masculino, que é o dos garimpeiros. Este fato fez com a que a mesma se solidariza-se ainda mais à causa da mesma se colocando à disposição de atender não só está, mas outras demandas que a cooperativa possa ter e que precise do apoio desta parlamentar.
Entrevista Solange Ouça:
Ver mais notícias
Ver mais notícias

05 de Setembro de 2025
Geral
Juramento da Bandeira em Peixoto de Azevedo

04 de Setembro de 2025
Geral
Coogavepe realizou a doação de 28 chapéus para a Escola Dom Helder

03 de Setembro de 2025
Geral
Moção de Aplausos à Coogavepe pelo Projeto Unidos pelo Rio
