svg verde claro
Efeito Vetor Noticias
- Publicado em 12/02/2021 ás 13:28
Fonte: Assessoria
Processos de manejo e remoção da fauna passam por modificações nas análises; entenda
O motivo da mudança foi a desburocratização do sistema e facilidade para os empreendedores

Legenda: SEMA - MT
Foto por: Assessoria
Uma mudança na legislação determina que processos envolvendo pedido de autorização de manejo de fauna silvestre ou aquática ou que envolvam supressão de cobertura vegetal e remoção da fauna serão encaminhados apenas para o setor responsável pela expedição da respectiva licença.
O motivo da mudança foi a desburocratização do sistema e facilidade para os empreendedores, que tinham que submeter os projetos a dois setores até então, ao responsável pela licença e a Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros.
“Com a forma em que era feito recebíamos na Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros o projeto de manejo de fauna, mas não tínhamos conhecimento do empreendimento como um todo para avaliar o impacto e o processo as vezes precisava ser refeito. Unificando tudo em um local fica menos burocrático esse sistema”, explica o analista de meio ambiente, Francisco Paroli.
Com a nova redação da lei, os projetos relacionados a empreendimentos industriais e florestais serão analisados em seu inteiro teor pela Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (SUIMIS) ou Superintendência de Gestão Florestal (SGF).
A Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros continuará analisando projetos relacionados a pesquisa ou ensino, como por exemplo os ligados a universidades e organizações não governamentais e que não tenham relação com nenhum empreendimento.
A Lei Complementar 668, de 24 de junho de 2020, trouxe a nova redação, modificando a Lei Complementar 592, de 26 de maio de 2017. Quando a instalação do empreendimento objeto de LI, LAS, LOP e LOPM envolver a supressão de cobertura vegetal e remoção da fauna, a Autorização de Desmate e de resgate da fauna serão concedidas pelo setor responsável pela expedição da respectiva licença.
Ver mais notícias
Ver mais notícias

05 de Setembro de 2025
Geral
Juramento da Bandeira em Peixoto de Azevedo

04 de Setembro de 2025
Geral
Coogavepe realizou a doação de 28 chapéus para a Escola Dom Helder

03 de Setembro de 2025
Geral
Moção de Aplausos à Coogavepe pelo Projeto Unidos pelo Rio
