svg verde claro
Efeito Vetor Noticias
- Publicado em 10/06/2021 ás 09:34
Fonte: Assessoria
Sema realiza operação de combate ao desmatamento ilegal e aplica R$ 3,7 milhões em multas
A Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento também realiza a fiscalização remota.

Foto por: Assessoria
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou operação nos municípios de Colniza e Aripuanã para fiscalizar desmatamento a corte raso em fase inicial na floresta amazônica, desmatamento em floresta com uso de fogo, exploração seletiva e descumprimento de embargo.
As operações ocorreram durante o mês de maio, em três etapas, sendo a última no dia 29. As ações foram organizadas pela Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento e executada pela Coordenadoria de Fiscalização de Flora da Sema, com apoio do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE).
Os responsáveis pelas infrações ambientais foram multados em R$ 3,7 milhões. Além das autuações, também teve o encaminhamento ao Ministério Público e embargo da área de floresta destruída.
Foram embargados 29 hectares por desmatamento, sendo 19 hectares em vegetação degradada anteriormente por fogo e outros 10 hectares em área de floresta de grande porte. A rápida ação dos fiscais evitou a destruição desta mata.
A equipe de fiscalização autuou uma propriedade por descumprimento de embargo e exploração seletiva, que é o abate de árvores com interesse comercial, em uma área de 274 hectares no Bioma Amazônia.
As ações foram planejadas por meio do monitoramento da Plataforma Planet - que fornece imagens que apontam alterações na vegetação nativa em Mato Grosso. Os dados analisados embasam as ações de fiscalização em campo e a região noroeste tem sido foco de fiscalização constante por liderar o ranking de desmatamento no Estado.
A Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento também realiza a fiscalização remota. Ao constatar o dano, geralmente na fase inicial, procede-se o contato via telefone ou email com o proprietário determinando que seja paralisado o ato de ilícito ambiental de forma imediata.
Ver mais notícias
Ver mais notícias

05 de Setembro de 2025
Geral
Juramento da Bandeira em Peixoto de Azevedo

04 de Setembro de 2025
Geral
Coogavepe realizou a doação de 28 chapéus para a Escola Dom Helder

03 de Setembro de 2025
Geral
Moção de Aplausos à Coogavepe pelo Projeto Unidos pelo Rio
